Duas toneladas de lixo foram recolhidas na manhã de sábado, 20, dos rios Jaraguá e Itapocu, numa ação que envolveu voluntários do Clube de Canoagem Kentuckey, e servidores do Samae, Prefeitura, Defesa Civil e outras instituições. A avaliação do resultado é do presidente do Clube de Canoagem, Renato Fritche. A iniciativa foi um sucesso, com a retirada de cerca de dois mil quilos de lixo, sendo 1.500 quilos coletados por água e 500 quilos por terra, em dois trechos de sete quilômetros.
Entre os itens retirados dos rios estavam garrafas plásticas, latas, lâmpadas, sacolas de lixo, cobertores, tapetes, sofá, diversos pneus de caminhão e de carro, bicicleta, uma máquina de lavar, cadeira, vaso sanitário quebrado, uma janela, uma grade de portão com cerca de 100 quilos e até mesmo um ‘popozão’ de silicone. Já nas margens dos rios, foram encontrados mais garrafas, latas, fios de telecomunicação, cabos de fibra óptica, para-choques de carro, roda de carrinho de mão, caixas de papelão e outros resíduos descartados em áreas residenciais e locais públicos.
Renato Fritche aproveitou para alertar a população sobre a importância de descartar o lixo corretamente. “O município tem programas de coleta, como o Saco Verde, que recolhe esses materiais semanalmente. Não há justificativa para jogar lixo nos rios ou nas vias públicas”, destacou. Ele espera que ações como essa conscientizem a comunidade e reduzam a quantidade de resíduos descartados de forma inadequada.
