Nesta quinta e sexta-feira profissionais da Educação participam de evento na Scar
A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul (Semed) iniciou nesta quinta-feira (29), a programação especial alusiva à abertura do ano letivo 2026 da rede municipal. Duas palestras reúnem hoje e amanhã, na Scar, professores, diretores e demais profissionais da área. Devido ao grande número de participantes, os servidores foram divididos em quatro turmas.
A Formação Continuada é tradicional e tem como objetivo acolher, inspirar e proporcionar capacitação aos participantes, reafirmando o compromisso com a qualificação permanente e a melhoria da aprendizagem. A iniciativa abrange desde palestras e oficinas específicas por área de conhecimento, ocorrendo em diversos espaços da cidade, entre janeiro e fevereiro.
O palestrante Geraldo Peçanha de Almeida conduz a palestra “A Escola Transformadora: Cuidado, Empatia e Afeto na Educação”, trazendo reflexões sobre o papel da escola como espaço de transformação social, no qual o cuidado, a empatia e o afeto se constituem como bases essenciais para a aprendizagem, a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Gestão da felicidade e resolução de conflitos” é a segunda palestra da programação. Ministrada por Cleber Fabiano da Silva, aborda estratégias para o fortalecimento das relações interpessoais no contexto escolar, destacando a importância do bem-estar emocional, da comunicação assertiva e da mediação de conflitos como elementos fundamentais para uma convivência saudável e produtiva. O prefeito Jair Franzner e o vice, João Pereira, acompanham a programação.
Prêmio Boas Práticas na Alfabetização
No período da manhã, entre as palestras, ocorreu a entrega da premiação Boas Práticas de Alfabetização 2025, que seguiu critérios do Edital da Semed n° 11/2025. Foram premiados, na
Categoria 1, três projetos pedagógicos bem-sucedidos, aplicados nas turmas de alfabetização (1º e 2º ano), os quais promoveram avanços significativos na aprendizagem dos alunos, especialmente no campo da leitura e escrita. Já, na Categoria 2, receberam o prêmio, três unidades escolares que apresentaram avanços observados na sondagem de escrita, elaborada pela Secretaria e aplicada em
2025 nas turmas de 1° e 2º ano.
Confira os vencedores
Categoria 1
1º lugar: somando 88,1 pontos, o projeto “Jara Goods”: um caminho para o desenvolvimento de habilidades”, da professora Andreia Jaqueline Renta, da EMEB Albano Kanzler.
2° lugar: somando 87,7 pontos, o projeto “Entre castelos e tesouros: A construção da alfabetização lúdica”, da professora Ana Paula David de Oliveira Tecila, da EMEB Max Schubert.
3º lugar: computando 86,7 pontos, o projeto “Ler e escrever com sentido: A carta como estratégia pedagógica na alfabetização”, da Professora Marciele Cristina Gawenda Ortiz, da EMEB Atayde Machado.
Categoria 2
1° lugar: EMEB Rodolpho Dornbusch dirigida por Jeisa Fabiana Lemos de Andrade.
2° lugar: EMEB Francisco de Paula, sob a direção de Stephanie Dias Costa.
3º lugar: EMEB Vitor Meirelles, sob a direção de Rosangela Aparecida Neto Ramaldes.
Formações gerais de início de ano letivo
Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Semed realizará formações voltadas a professores, equipes pedagógicas, diretores de unidades escolares, profissionais de apoio e demais servidores da educação. Os encontros contemplam temas pedagógicos, administrativos e formativos, abordando desde o planejamento do ano letivo, práticas pedagógicas baseadas em evidências, inclusão, alfabetização, uso de tecnologias, até questões relacionadas ao cuidado, à organização do trabalho escolar e à formação humana.
As formações abordam todas as áreas, desde o desenvolvimento infantil até conhecimentos específicos dos componentes curriculares do, além de temáticas emergentes e o uso de tecnologias educacionais.
“Ao reconhecer a formação continuada como um pilar fundamental para aprimorar a qualidade da educação no município, a Semed reafirma, por meio desta programação, que o investimento no desenvolvimento profissional dos servidores é essencial para garantir um ensino cada vez mais inovador, qualificado e eficaz, alinhado às necessidades dos estudantes e da sociedade jaraguaense”, argumentou Iraci Müller.
Galeria de Fotos








